Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Conferências disponíveis

XXIV EBRAPEM

UNIOESTE, Cascavel/PR
Cascavel - Paraná, BR

novembro 25, 2020 – novembro 27, 2020

 

 

Bem-vindos ao site do XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação, o EBRAPEM 2020.

O evento constitui-se em um espaço para discussões, trocas de experiências e saberes envolvidos nos processos de elaboração de projetos de pesquisa, delineamento teórico-metodológico, sustentação e aprofundamento teórico, bem como de crítica e amadurecimento de análise de dados construídos nas investigações desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado no âmbito da Educação Matemática dos Programas de Educação/Ensino do Brasil.

O tema Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: Metodologia e Tecnologias, foi concebido a partir de duas especificidades. A Primeira é a forte reflexão epistemológica que demarca as características do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, PPGECEM, da Unioeste. A segunda, e ainda mais relevante, é o fato de o tema ser subjacente a toda e qualquer pesquisa que se desenvolve no campo, com mais ou menos explicitação, e não tem sido, em nenhum dos EBRAPEM anteriores, diretamente enfocada.

Com esse tema, espera-se produzir e induzir reflexões para todos os participantes, convidados e pós-graduandos em Educação Matemática, para pensar os limites da produção do conhecimento em Educação Matemática, tanto do ponto de vista das metodologias e do forte apelo tecnológico, tanto ao nível da prática docente, quanto da teoria e prática de pesquisa. As metologias de pesquisa sempre expressam modos de produção de conhecimento, ancoradas em aspectos epistemológicos, e as tecnologias devem estar integradas ao currículo como artefatos multidisciplinares associados aos conteúdos e a metodologias bem definidas, para que cumpram o seu papel na Educação.

Desse modo, e considerando o momento pandêmico e seus impactos na Educação, é oportuno para pensar essas essas metodologias desde o seus fundamentos, pois a presença ubíqua das tecnologias na pós-graduação brasileira, requer um rigoroso pensar sobre as iniciativas que convergem para práticas mediadas por tecnologias, produção de dados de pesquisa, orientação  outros que acontecem de modo ad hoc e que merecem ampla reflexão.

Diante da Pandemia de COVID-19, o evento que aconteceria na cidade de Cascavel, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, será realizado no Ciberespaço.

Contamos com a participação de todos!

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do XXIV EBRAPEM.


HISTÓRICO


INSCRIÇÕES

  • Prazos e valores
  • Inscrição Participante (Em breve)
  • Inscrição Ouvinte com Certificado (Em breve)


SUBMISSÕES DE TRABALHOS


PROGRAMAÇÃO

  • Palestrantes convidados (Em breve)
  • Grupos de Discussão
  • Mesas Redondas (Em breve)
  • Programação dos GD – datas e horários das apresentações (Em breve)


COMISSÕES

CERTIFICADOS E ANAIS

 

ATA DO XXIII EBRAPEM 2019


CONTATO: ebrapem2020@gmail.com


Visualizar detalhes da conferência