Acompanhando o movimento educacional do país e da pesquisa em Educação Matemática, a estrutura do evento foi se modificando ao longo do tempo. Atualmente é constituído por 17 (dezessete) grupos de discussão (GD), a saber:
- GD 1 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- GD 2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
- GD 3 - Educação Matemática no Ensino Médio.
- GD 4 - Educação Matemática no Ensino Superior.
- GD 5 - História da Matemática e da Educação Matemática.
- GD 6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância.
- GD 7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática.
- GD 8 - Avaliação em Educação Matemática.
- GD 9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática.
- GD 10 - Modelagem Matemática.
- GD 11 - Filosofia da Educação Matemática.
- GD 12 - Ensino de Probabilidade e Estatística.
- GD 13 - Educação Matemática e Inclusão.
- GD 14 - Resolução de Problemas.
- GD 15 - Educação Financeira.
- GD 16 - Etnomatemática.
- GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática.