Anais do XXII EBRAPEM - UFMG 2018

Informações Gerais

  • Evento: XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática
  • Local: Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG
  • Data: 01 a 03 de novembro de 2018

 

ISSN: 2237-8448 – clique aqui para fazer o download da Ficha Catalográfica.

 

Como citar:

SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 22., 2018. Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2018, p. inicial-final. Disponível em: <http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2018>. Acesso em: dia mês ano.

 

Material disponibilizado pelos professores (as) convidados (as)

MESA REDONDA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E QUESTÕES METODOLÓGICAS

Texto do Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Texto da Prof.ª Dr.ª Ana Maria de Oliveira Galvão
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Texto do Prof. De. Filipe Santos Fernandes
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

MESA REDONDA: PRODUTO EDUCACIONAL A PARTIR DAS PESQUISAS DO MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Texto do Prof. Dr. Diogo Alves de Faria Reis
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

RODA DE CONVERSA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL 

Texto do Prof. Dr. André Augusto Deodato, da Prof.ª Dr.ª Juliana Batista Faria e de Arthur Gomes Araújo
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

RODA DE CONVERSA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA

Texto da Prof. Dr.ª Maria Cristina Ferreira e da Prof.ª Dr.ª Ana Rafaela Correia Ferreira
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

RODA DE CONVERSA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIONAIS

Texto do Prof. Dr. Gustavo Henrique Araújo Forde e do Prof. Dr. Guilherme Henrique Gomes da Silva
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), respectivamente 

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: ETNOMATEMÁTICA, CULTURA E DIVERSIDADE: MOVIMENTOS DE PESQUISA

Texto da Prof.ª Dr.ª Cristiane Coppe de Oliveira
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

 

GD1 – Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental


O MANUAL DO PROFESSOR DO LIVRO DIDÁTICO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS
Alissá Mariane Garcia Grymuza
 
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E INTERVENTIVO SOBRE CONHECIMENTOS INICIAIS DE COMBINATÓRIA NA EDUCAÇÃO O INFANTIL
Ariedja De Carvalho Silva
 
A PRÁTICA DO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL – UM ESTUDO NA RME DE CURITIBA
Bernadete Kurek
 
HISTÓRIAS E JOGOS COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA PARA INTRODUZIR O ESTUDO DE FRAÇÕES
Cristalina Teresa Rocha Mayrink
 
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS NOS ANOS INICIAIS: USO DO SOFTWARE PIXTON©
Dacymere Da Silva Gadelha
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS NOS LIVROS DIDÁTICOS NA TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Danila Brígida Santana Imafuku
 
AS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE MINAS GERAIS: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA CRÍTICA E A ETNOMATEMÁTICA
Denília Andrade Teixeira Dos Santos
 
O PAPEL DAS CRENÇAS NA CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE MATEMÁTICA DE PROFESSORAS POLIVALENTES
Luana Leal Alves
 
APRENDIZAGEM DOCENTE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: CONTEXTOS E DILEMAS
Luciana Pereira De Sousa
 
O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucinéia Barbosa Da Silva
 
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA MONTESSORIANA
Luiza Destefani Alves
 
ÉRICO VERÍSSIMO E A GEOMETRIA: UMA CONEXÃO ENTRE A LITERATURA INFANTIL E A MATEMÁTICA
Raquel Fensterseifer Weissheimer
 
PRÁTICAS DE NUMERAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Raquel Monteiro Pires De Lima
 
MODOS DE PENSAR ALGEBRICAMENTE NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES
Vanessa De Oliveira
 

GD2 – Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

 
O CURRÍCULO PRESCRITO E OS NÚMEROS RACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alessandra Carvalh o Teixeira
 
A EPISTEMOLOGIA DA VISUALIZAÇÃO: INVESTIGANDO E DESENVOLVENDO O PENSAMENTO VISUAL NAS EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Alessandra Hendi Dos Santos
 
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS NO 7º ANO: USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS COMO RECURSO DIDÁTICO
Amanda Natália Da Silva Gonçalves
 
INTRODUZINDO FUNÇÕES NO 9º ANO A PARTIR DE GENERALIZAÇÕES
Ana Paula Marques
 
CONCEPÇÃO COLABORATIVA DE UM JOGO ENVOLVENDO SÓLIDOS GEOMETRICOS
Andreza Castro Ribeiro
 
POSSIBILIDADES DE APREENSÕES DE REPRESENTAÇÕES FIGURAIS PRESENTES EM PROBLEMAS DE GEOMETRIA
Antonio Alexandre Aparecido Da Silva
 
UMA ANÁLISE DIDÁTICA EM RELAÇÃO À GEOMETRIA PROPOSTA EM DOCUMENTOS CURRICULARES: AS NOÇÕES DE ÁREA E PERÍMETRO
Carlos Adriano Marcondes Da Silva
 
UTILIZAÇÃO DO PANTÓGRAFO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA
Dayene Ferreira Dos Santos
 
UMA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS COM A TEORIA DOS PARADIGMAS GEOMÉTRICOS DE BERNARD PARZYSZ, NO ENSINO BÁSICO
Flávio Matos Garbin
 
O ENSINO CONCOMITANTE E RELACIONADO DE EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA: UMA PROPOSTA
Franciele Marciane Meinerz
 
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DE EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES E MATERIAIS MANIPULÁVEIS
Gesiel Alisson Martinho
 
A PRESENÇADA GEOMETRIA EM OUTROS CAMPOS DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Liara Alves Gentil
 
CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PARA ARTICULAÇÕES ENTRE ARITMÉTICA E ÁLGEBRA
Mara Viviane Da Silva Pellegrinello Camargo
 
ESTRATÉGIAS E CONCEPÇÕES PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcos José Custódio Dias
 
MODELAGEM MATEMÁTICA, PENSAMENTO COMPUTACIONAL E SUAS RELAÇÕES
Pedro Henrique Giraldi De Souza
 
INVESTIGANDO A ESTÉTICA NA EXPLORAÇÃO MATEMÁTICA DE PADRÕES COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.
Rita De Cássia Idem
 
TÍTULO DO TRABALHO: O ENSINO DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA EXPERIÊNCIA NO 6º ANO
Roseane Nunes Garcia De Souza
 
A ANÁLISEDO ERRO COMO UMA ESTRATÉGIA DE VERIFICAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ÁLGEBRA NO 8ANO DOENSINO FUNDAMENTAL
Sandra Brito De Souza
 
FUNÇÃO AFIM: IDEIAS BASE E HABILIDADES MOBILIZADAS POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tamires Vieira Calado
 

GD3 – Educação Matemática no Ensino Médio

 
MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA ABORDAGEM NO ENSINO BÁSICO SOB A ÓTICA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICAMATEMÁTICA E MÚSICA: UMA ABORDAGEM NO ENSINO BÁSICO SOB A ÓTICA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Ailton Nogueira Pinto
 
UMA ANÁLISE DE DIAGRAMAS EM CONTEÚDOS DE GEOMETRIA EUCLIDIANA E GEOMETRIA NÃO-EUCLIDIANA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Alan Silva Dos Santos
 
UMA PRÁTICA ATUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E O SMARTPHONE MEDIANDO A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES
Alice Bohrer
 
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E FUNÇÃO QUADRÁTICA: UM OLHAR SOBRE O ENSINO NO MUNICÍPIO DE SURUBIM/PE
Andreza Santana Da Silva
 
A TRIGONOMETRIA NO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- IFPB- CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Antônio Gutemberg Resende Lins
 
A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NA PERSPECTIVA DO TUTOR NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Caroline Almeida De Souza
 
UMA ANÁLISE DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS RELACIONADAS AO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Clarice De Almeida Miranda
 
ÁREA E PERÍMETRO: UM ESTUDO SOBRE FALSAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Fernando Siqueira Vieira Lima
 
UMA ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DAS CURVAS CÔNICAS E DAS SUAS REPRESENTAÇÕES EM LIVROS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Gabrielly Beatriz Batista Machado
 
LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO: ESTRUTURAS POSSÍVEIS NO LIVRO DIDÁTICO
Laura Cristina Dos Santos
 
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Maria Das Mercês Coutinho Mota
 
GEOMETRIA ESFÉRICA: UM ESTUDO DA INTERPOSIÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E ASTRONOMIA
Milenko Schiavetti Basilio Kovacevic
 
SECÇÕES CÔNICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RECURSOS DIDÁTICOS EM UMA PLATAFORMA INTERATIVA
Willian Pereira Barreto
 

GD4 – Educação Matemática no Ensino Superior

 
MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS: UMA ANÁLISE DA TECNOCIÊNCIA ESTRURANDO OS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIFEI – CAMPUS ITABIRA
Cleide Beatriz Gomes Dos Reis
 
ANÁLISE DAS MANIPULAÇÕES ALGÉBRICAS DOS ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR
Débora Barbosa De Moura Brasil
 
A FORMAÇÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES: O CASO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DE SERGIPE
Diego De Jesus Ferreira
 
O ENSINO DE PRÉ-CÁLCULO NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS IES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO: O PRESCRITO, O PRATICADO E O PERCEBIDO
Fabiana Chagas De Andrade
 
APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE NUMERAMENTO “ACADÊMICAS” POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE CAETITÉ
Gildelson Felicio De Jesus
 
ESTUDO DE VETORES: IMAGEM DE CONCEITO E DEFINIÇÃO DE CONCEITO
Leide Maria Leão Lopes
 
O CONCEITO DE LIMITES: UMA ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO SUPERIOR
Leniedson Guedes Dos Santos
 
DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE DERIVADAS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL
Patrícia Liane Grudzinski Da Silva
 
AS AÇÕES DAS IES COM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES MATEMÁTICAS DOS ALUNOS INGRESSANTES
Wilson De Jesus Masola
 

GD5 – História da Matemática/Educação Matemática

 
UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES QUE ARTICULAM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO DA MATEMÁTICA COM FOCO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA
Adriana Celia Lopes De Souza
 
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA E AS TRANSFORMAÇÕES NO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA, 1890-1990
Andréia Fernandes De Souza
 
MATEMÁTICA E RELAÇÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ATUARAM NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA DO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA – CAETITÉ (1926-1956)
Angelita De Souza Leite
 
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ASPECTOS EXPLORADOS NA DISCIPLINA
Eliane Siviero Da Silva Dalbon
 
O LIVRO-TEXTO RÉFLÉXIONS SUR LA MÉTAPHYSIQUE DU CALCUL INFINITÉSIMAL DE LAZARE CARNOT (1753-1823) E SUAS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DO CÁLCULO
Fabrício Santos De Sousa
 
UM ESTUDO SOBRE OS MOVIMENTOS DE CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO ESCOLAR RURAL NA REGIÃO DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ
Grasielly Dos Santos De Souza
 
ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS
Joana Kelly Souza Dos Santos
 
A MATEMÁTICA RETRATADA PELA “REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO” (1978-1986)
Juliana Stascovian
 
MATEMÁTICA MISTA: CLASSIFICAÇÃO DE D´ALEMBERT, RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA PURA E MISTA E O SEU DECLÍNIO
Kleyton Vinicyus Godoy
 
MATEMÁTICA MODERNA NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL (1964-1979)
Makele Verônica Heidt
 
COMPREENSÃO HISTÓRICA DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMG (1968 – 2008)
Mariana Lima Vilela
 
FOTOGRAFANDO A MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS DE LEWIS CARROLL
Mônica Roxo Correa
 
A COLEÇÃO MATEMÁTICA, METODOLOGIA E COMPLEMENTOS PARA PROFESSORES PRIMÁRIOS, DE RUY MADSEN BARBOSA: UM ESTUDO SEGUNDO A HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE
Natalia Cristina Milanez
 
A CONSTITUIÇÃO DOS EDUCADORES MATEMÁTICOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS MEMORIALÍSTICAS
Paulo Henrique De Souza Araujo
 
NÚMEROS COMPLEXOS: APORTES SOBRE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO
Priscila Lopes De Lima Carvalho
 
O COLÉGIO PIRACICABANO E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 1881 A 1908
Renata Caterine Gambaro Cleto Da Silva
 
UMA INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR SOBRE O PAPEL DOS EXPERTS EM EDUCAÇÃO NA OBJETIVAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1925-1932)
Robert Rene Michel Junior
 
OS “ELEMENTOS” DE EUCLIDES VISITAM O ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE TAREFAS MATEMÁTICAS PAUTADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE GEOGEBRA
Thais Maria Barbosa Goulart
 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESCORTINAR DO CURSO DE CIÊNCIAS NA CIDADE DE COXIM
Valéria De Carvalho Torquato Evangelista
 

GD6 – Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância

 
ENSINO HÍBRIDO E SALA DE AULA INVERTIDA: IDEIAS INICIAIS PARA UMA ARTICULAÇÃO COM REDES SOCIAIS
Adriano Araújo Do Nascimento
 
PLANO DE AULA UTILIZANDO VÍDEOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO
Amanda Colombo Gomes
 
APRENDI NO YOUTUBE: QUANTO SE PESQUISA SOBRE O FENÔMENO DAS VIDEOAULAS DE MATEMÁTICA?
Andréa Thees Messer
 
MEMES E MATEMÁTICA: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM GUIADOS PELA CYBERFORMAÇÃO
Andréia Luisa Friske
 
VIRTUALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO: DISCUSSÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS E CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Beatriz Oliveira Dos Santos
 
TECNOLOGIA E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O DESENVOLVIMENTO DE TAREFAS POR MEIO DE RECURSOS DIGITAIS
Camila Garbelini Da Silva Ceron
 
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL PERPASSADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Carla Denize Ott Felcher
 
IDEIAS EM MOVIMENTO: PRODUZINDO MATEMÁTICA-COM- XBOX
Caroline Antunes Da Silva
 
UMA PROPOSTA DE GAME DESIGN CANVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCACIONAL DIGITAL DE MATEMÁTICA
Edna Mataruco Duarte
 
CONSTRUINDO UM CENÁRIO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Ednara Alves Da Silva Paula
 
MATEMÁTICA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA BASEADA NA SALA DE AULA INVERTIDA PARA ENSINAR FUNÇÕES
Eduardo Jesus Dias
 
YOUTUBERS DA MATEMÁTICA: O PAPEL DA PRODUÇÃO DE PERFORMANCES MATEMÁTICA DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Elen Priscila Stivam
 
A INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Elivelton Serafim Silva
 
O PROCESSO DE GÊNESE INSTRUMENTAL EM UM AMBIENTE ONLINE COLABORATIVO
Elizabeth Cristina Rosendo Tomé Da Silva
 
PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO COM O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Everson Muniz Guimarães
 
CAPTURA DE ARGUMENTOS MATEMÁTICOS EM GEOMETRIA EUCLIDIANA EM UM AMBIENTE VIRTUAL SÍNCRONO COM GEOGEBRA COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO
Felipe De Jesus Ribeiro Marques
 
AS MATEMÁTICAS PRODUZIDAS COM O JOGO MINECRAFT NA PESRSPECTIVA DA CYBERFORMAÇÃO: UM ENSAIO TEÓRICO
Felipe Diego Bulla
 
ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS MÓVEIS
Fernanda Da Silva Damato
 
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO ENSINO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS
Fernanda Gabriela Ferracini Silveira Duarte
 
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MATEMÁTICA: POSSÍVEIS RELAÇÕES EXPLORADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NOS VESTIBULARES
Fernanda Martins Da Silva
 
ENSINO DE FRAÇÕES COM USO DO SCRATCH PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Francine Lacerda Castro
 
O PROCESSO DE GÊNESE INSTRUMENTAL POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA GRANDEZA ÁREA MEDIADO COM O APPRENTI GÉOMÈTRE 2: REFLEXÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES
Franklin Fernando Ferreira Pachêco
 
NUANCES DO ENSINO HÍBRIDO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE MATEMÁTICA FRENTE À ALTERNATIVA DO LIVRO DIDÁTICO DIGITAL
Geraldo Henrique Alves Pereira
 
APRENDIZAGEM CRIATIVA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO PROCESSO FORMATIVO EM MATEMÁTICA
Greiton Toledo De Azevedo
 
CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM ADOLESCENTES INFRATORES EM SOCIOEDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
João Marcos Marques Machado
 
GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA PARA O ENGAJAMENTO DE ALUNOS EM MOOCs SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Joarez José Leal Do Amaral
 
UMA PESQUISA EM ANDAMENTO: ALGUMAS ALTERNATIVAS DE UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA PARA O ESTUDO DE TÓPICOS DE ÁLGEBRA LINEAR
Juliana Leal Salmasio
 
A MULTIPLURINTERTRANSDICIPLINARIDADE DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Julio Cesar Naves Fernandes
 
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UMA ABORDAGEM COM O SCRATCH
Kaoma Ferreira De Bessa
 
SOCIOEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ROBÓTICA EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Kaoni Cher Oliveira Kenne
 
COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA INVERTIDA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Kéliton José Da Matta Calheiros
 
LEM@TED: LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA-COM- TECNOLOGIAS-DIGITAIS
Leandro Mauri Schulzbach
 
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DA FUNÇÃO AFIM E O USO DE TABLETS E SMARTPHONES NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Lisiane Cristina Amplatz
 
EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DA MANIPULAÇÃO DO TRIÂNGULO DE SIERPINSKI NO SOFTWARE GEOGEBRA
Luana Kuister Xavier
 
VÍDEOS EDUCACIONAIS MATEMÁTICOS: UM ENSAIO APOIADO NA TEORIA DA ANÁLISE FÍLMICA
Marcelo Batista De Souza
 
UMA ANÁLISE DE ASPECTOS PERFORMÁTICOS DE VÍDEOS EM AULAS DE MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES
Marília Franceschinelli De Souza
 
PROGRAMAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Natali Brandt

APRENDIZAGEM MÓVEL (MOBILE LEARNING) E MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Neuber Silva Ferreira
 
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REALIDADE AUMENTADA
Paula Etiele Sarmento Schuster
 
AS ADVERSIDADES NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Ramon Volpasso Crescencio
 
SALA DE AULA INVERTIDA E GEOMETRIA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Renata Udvary Rodrigues
 
INTRODUÇÃO DE MATERIAIS COMPLEMENTARES APLICADO AO USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO À DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA.
Rogerio Campos
 
O CONCEITO DE MOVIMENTO COM REALIDADE VIRTUAL: O QUE SE MOSTRA EM RELAÇÃO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA?
Rosana Piovesan Pinheiro
 
CARACTERÍSTICAS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS INSERIDAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA E SUAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sandra Menezes De Carvalho Abreu
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SUBSIDIADAS POR TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REVISÃO DA LITERATURA BASEADA EM PUBLICAÇÕES PRESENTES NA RBECT NO PERÍODO DE 2008 A 2018
Sílvia Mourão Meireles
 
POTENCIALIZANDO A VISUALIZAÇÃO EM AULAS DE GEOMETRIA COM RECURSOS DIDÁTICOS VARIADOS
Thaís Fernanda De Oliveira Settimy
 
FOTOGRAFIA COMO UM RECURSO PARA O ENSINO DE PERSPECTIVA CÔNICA EM AMBIENTES DIGITAIS
Thalis Peixoto

O XADREZ COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Thiago Dos Santos Horta
 
VÍDEOS DIGITAIS E O GEOGEBRA MOBILE: POSSIBILIDADES ENVOLVENDO QUADRILÁTEROS E TRIÂNGULOS
Tiago Nunes Borges
 
AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA SEMELHANÇA DE FIGURAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM SUPORTE DO GEOGEBRA
Viviane Nogueira Ponciano Sant'Anna
 

GD7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática

 
O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Alana Nunes Pereira De Oliveira
 
PRODUÇÕES DE SIGNIFICADOS DE UM GRUPO DE TRABALHO
Alonso Arinos De Moraes
 
CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB): UM INTINERÁRIO FORMATIVO
Ana Cristina Medina Pinto
 
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS COM PROFESSORES DE JUIZ DE FORA/MG
Ana Luiza De Araujo Ribeiro
 
SABERES DOCENTES E SUAS RELAÇÕES NO ESTUDO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Andressa De Oliveira Faria Lorenzutti
 
O PIBID DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL
Anelândia Maria Da Conceição Silva
 
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DAS DCNs DE 2015 E DA BNCC DE 2017
Antônia Vanda De Paiva
 
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM CAMINHO POSSÍVEL?
Cesar Cristiano Belmar
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COLABORATIVO
Cirléia Pereira Barbosa
 
O SIGNIFICADO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO EM CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA
Claudia Maria Witt
 
O TRABALHO COM JOGOS MATEMÁTICOS NO CONTEXTO DO PNAIC: UMA ANÁLISE À LUZ DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
Cleide Stall De Souza
 
GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NO ENSINO DE GEOMETRIA
Clovis Lisbôa Dos Santos Jr
 
UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO E A PERMANÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFRGS
Daniella Thiemy Sada Da Silva
 
APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL COM O USO DOS MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS ONLINE
Darling Domingos Arquieres
 
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: NOÇÃO DE NÚMERO EM DEBATE
Dayane De Souza Gomes
 
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO DISCURSO DOS PROFESSORES AO DEPARAREM-SE COM TAREFAS INVESTIGATIVAS E TAREFAS EXPLORATÓRIAS
Elisangela Araujo Sanches
 
IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Enderson Lopes Guimarães
 
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA COM O USO DO APP INVENTOR: ESTUDANDO O CONCEITO DE ÁREA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA ANDROID
Euna Sousa Araújo Santos
 
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE CURSOS DE ENGENHARIA ESTRUTURADOS NA CONCEPÇÃO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR
Fabiana Santos Cotrim
 
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Fabiany Cezário Dias Torezani
 
LIVRO DIDÁTICO: UM MESTRE EXPLICADOR DA DOCÊNCIA?
Fernanda De Abreu Lima
 
A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUE UTILIZA MÚSICA EM SUAS AULAS
Flávia Helena Pereira
 
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA À ATIVIDADE DE ESTÁGIO
Giane Rodrigues
 
MENSAGENS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PROFMAT
Ilvanete Dos Santos De Souza
 
O USO DA ALGÉBRA NAS RESOLUÇÕES DOS PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA DÉCADA DE 1920 NO ENSINO PRIMÁRIO
Ivone Lemos Da Rocha
 
NOVOS TEMPOS, UM NOVO CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTCA
Jardel Da Silva Costa
 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM AÇÕES COLABORATIVAS PARA AULA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS
Jéssica Schultz Küster
 
ASPECTOS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ÁREA E PERÍMETRO
Jéssika Naves De Oliveira
 
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE BEATRIZ SILVA D'AMBROSIO
Josâne Geralda Barbosa
 
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA TENDÊNCIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Juliana Da Cruz De Melo
 
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: LEITURAS DE PRÁTICAS COMO UM FENÔMENO FORMATIVO
Lidiane Conceição Monferino
 
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PARCERIA ENTRE PROFESSORA E PESQUISADOR NA PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA
Luan Martins De Oliveira
 
QUE DIZ O MURO DA ESCOLA? APRENDIZAGENS, DESLIZAMENTOS E MATEMÁTICA
Lucas Esteves Dore
 
PLANEJAMENTO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO SOBRE CONHECIMENTOS DOCENTES
Luis Paulo Martins
 
FORMAÇÃO DOCENTE: FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DE TECNOLOGIAS
Manoel Messias Pereira Araujo
 
GRUPO COLABORATIVO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ESPAÇO DE MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOS FUTUROS PROFESSORES
Marcielli De Lemos Cremoneze
 
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DO PROFESSOR EM CONTEXTO COLABORATIVO: O ENSINO DE DIVISÃO E NÚMEROS RACIONAIS
Maria Regina Chepak De Souza
 
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA INDIANA UNIVERSITY OF PENNSYLVANIA: TROCANDO EXPERIÊNCIAS
Marina Muniz Campelo
 
A FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
Monise Zanetti
 
PROJETOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TERCEIRA IDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Nayara Da Silva
 
O USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM MATEMÁTICA
Nayara Katherine Duarte Pinto
 
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Paola Lima França
 
AS NARRATIVAS DE EDUCADORES MATEMÁTICOS CONSTITUINDO-SE E PERCEBENDO-SE INSUBORDINADAMENTE CRIATIVOS
Patrícia Corrêa Santos
 
O USO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PELO PROFESSOR FORMADOR AO ABORDAR O CONTEÚDO E O ENSINO DE GEOMETRIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
Pedro Augusto Mazini Dos Santos
 
EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA BEM-SUCEDIDA, EGRESSA DA EAD
Rodrigo Silva Mendes
 
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DO CASO MULTIMÍDIA "EXPLORANDO PERÍMETRO E ÁREA"
Taynara Cristina Gaffo Fraga
 
PADRÕES GEOMÉTRICOS EM PAVIMENTAÇÕES DO PLANO: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Vitor Hugo Matias Dos Santos
 
IMPACTOS DA RESIDÊNCIA DOCENTE NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA VISÃO PRAGMATISTA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE
Warley Machado Correia
 
COMPREENDENDO O SISTEMA DE NUMERAÇÃO PARA O ENSINO DE NÚMEROS NA ESCOLA BÁSICA
Weslei Lima De Figueiredo
 

GD8 – Avaliação em Educação Matemática

 
PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO
Claudia Alves Schmidt Dos Santos
 
UM ESTUDO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ESPAÇO E FORMA
Ednardo Teixeira Leão
 
UM CARÁCTER DE CONTINUIDADE NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
José Emídio Gomes Benedito
 
AVALIAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Niusarte Virginia Pinheiro
 
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: ENQUANTO INSTRUMENTO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Sonia Cristina Maciel
 
CONCEPÇÕES E APRENDIZAGENS SOBRE PRÁTICAS AVALIATIVAS NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Thays Xavier De Araújo
 

GD9 – Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

 
UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Alexandre Padilla
 
EXPLORANDO ASPECTOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA NO GEOGEBRA: ANÁLISE EM UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS
Arlen Pinheiro De Lacerda
 
CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PERTENCENTES AO CAMPO MULTIPLICATIVO EM PERIFERIAS URBANAS
Elohá Sheyla Vaz Gomes
 
PSICOLOGIA DISCURSIVA: COMPREENDENDO AS PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS
Laecio Nobre De Macedo
 
MATHEMATICAL MINDSETS (MENTALIDADES MATEMÁTICAS): UMA NOVA ABORDAGEM PARA A APRENDIZAGEM DAS MATEMÁTICAS
Laissa Figueiredo Do Valle
 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): BUSCANDO UMA VISÃO EMPREENDEDORA
Luiz Paulo Xisto
 
NEGOCIAÇÕES EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Marluce Albring Coutinho
 
RELAÇÕES ENTRE CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA, ATITUDES E ATRIBUIÇÃO DE SUCESSO E FRACASSO: UM ESTUDO COM ALUNOS EM TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO
Milena Conceição Coutinho
 
AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Rogéria Viol Ferreira Toledo
 
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM INSTITUTO FEDERAL MINEIRO
Rossely Valoni De Jesus
 
DESENVOLVENDO O PENSAMENTO ARGUMENTATIVO GEOMÉTRICO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PROVA EXPERIMENTAL COM O TEOREMA DE PITÁGORAS
Sabrina Alves Boldrini Cabral
 
FRAÇÕES POR ALUNOS DO 6º ANO DE ESCOLARIDADE EM PERIFERIAS URBANAS
Viviane Souza Pereira Paula
 

GD10 – Modelagem Matemática

 
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA BASEADA NO MODELO DE COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA
Alexandre Carlos Augusto Souza Nascimento
 
MODELAGEM MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
Daniel Santos De Carvalho
 
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA, UMA POSSIBILIDADE DE (RE)PENSAR CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Debora Coelho De Souza
 
AS INTERVENÇÕES DE UM PROFESSOR EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA DO TEMA
Fernando Henrique De Lima
 
MODELAGEM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO/UTILIZAÇÃO DE MEMÓRIAS
Francimar Gomes De Oliveira Júnior
 
ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM INSTRUMENTO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
João Paulo Fernandes De Souza
 
A PRODUÇÃO DE DISCUSSÕES MATEMÁTICAS DE JOVENS E ADULTOS EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Ludmila Iara Andrade Silva
 
VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: DELINEANDO ASPECTOS METODOLÓGICOS DE UMA PESQUISA
Marina Andrade Alves Da Silva
 
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: MODELAGEM MATEMÁTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NA EAD
Maxwell Rodrigues Da Silva
 
MODELAGEM MATEMÁTICA COM VÍDEOS DIGITAIS: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA
Neil Da Rocha Canedo Junior
 
RECURSOS SEMIÓTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Paulo Henrique Hideki Araki
 
ETNOMODELAGEM: MODELAGEM DA MATEMÁTICA NO INTERIOR DE UMA COMUNIDADE RURAL SUSTENTÁVEL
Rafael Bida Guabiraba Martins
 
REFLEXOS NO AUTOCONCEITO EM MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Tatiane Da Silva Lima
 
AÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA INICIANTES EM MODELAGEM NO PLANEJAMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM
Thais Fernanda Pinto
 
MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA
Ticiano Azevedo Bastos
 

GD11 – Filosofia da Educação Matemática

 
UM CONVITE AO ENCONTRO: QUANDO ALUNOS DE DIFERENTES CONTEXTOS CULTURAIS PRODUZEM SIGNIFICADOS A PARTIR DE PRÁTICAS ESCOLARES OUTRAS
Bruna Leticia Nunes Viana
 
MATHEMATICS EDUCATION OR NOT MATHEMATICS EDUCATION, THAT'S THE QUESTION? "SÓ ME INTESSA O QUE NÃO É MEU. LEI DO HOMEM. LEI DO ANTROPÓFAGO"
Diego De Matos Gondim
 
TEATREMATIZAR: CENAS QUE ENCENAM UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Hannah Dora De Garcia E Lacerda
 
UM ESTUDO SOBRE O EMPODERAMENTO DE MULHERES EM CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL POR MEIO DA TECNOLOGIA
Jeimy Marcela Cortés Suárez
 
DISCURSOS VIOLENTOS NOS DISCURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DA COLONIALIDADE
Léia Alves De Oliveira
 

GD12 – Ensino de Probabilidade e Estatística

 
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NUM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: AÇÕES, TENSÕES E POTENCIALIDADES A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ana Paula Gonçalves Pita
 
APROXIMANDO A PROBABILIDADE DA ESTATÍSTICA: CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CURVA NORMAL
André Fellipe Queiroz Araújo
 
CONCEPÇÕES SOBRE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Cassio Cristiano Giordano
 
PESQUISA ESTATÍSTICA NA COMUNIDADE COMO MOTRIZ PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Diogo Israel Schwanck
 
A ARTICULAÇÃO ENTRE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NAS DIFERENTES INSTÂNCIAS DO CURRÍCULO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE É DITO, O QUE É FEITO E O QUE SE PODE FAZER?
Ewellen Tenorio De Lima
 
ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PESQUISAS DE OPINIÃO NO 8º ANO – ANÁLISES INICIAIS
Felipe Júnio De Souza Oliveira
 
INVESTIGANDO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O RACIOCÍNIO SOBRE VARIAÇÃO
Fernanda Angelo Pereira
 
LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO POSSIBILIDADES EM JABOATÃO-PE
Flávia Luíza De Lira
 
DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PARA O ENSINO MÉDIO COM O USO DE PESQUISAS ELEITORAIS
Heloisa Almeida De Figueiredo
 
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Isabel Cristina Pereira Dos Santos Coelho
 
FORMAÇÃO INICIAL E HISTORICIDADE EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA
José Roberto De Souza
 
O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O ESTUDO DE CONCEITOS ATRAVÉS DO SOFTWARE RSTUDIO
Meiri Das Graças Cardoso
 
O TRAJETO PROFISSIONAL NARRADO POR PROFESSORES INSERIDOS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
Nathalia Tornisiello Scarlassari
 
USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Ricardo Fernando De Souza
 
ENSINO DE TESTE DE HIPÓTESES: UMA PROPOSTA COM O USO DE TECNOLOGIAS
Vilma Gisele Karsburg
 

GD13 – Educação Matemática e Inclusão

 
PRÁTICAS DE NUMERAMENTO DE ESTUDANTES SURDOS INCLUÍDOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOVERNADOR VALADARES
Edmara Carvalho Novaes
 
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Elcio Pasolini Milli
 
ENSINO DE MATEMÁTICA EM SITUAÇÕES DIDÁTICAS ENVOLVENDO ALUNOS COM AUTISMO: ENTENDENDO O CENÁRIO ATUAL A PARTIR DE UMA INVESTIGAÇÃO FENOMENOLÓGICA
Elton De Andrade Viana
 
APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS POR UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE WILLIAMS A PARTIR DA TEORIA DA COMPENSAÇÃO
Flavia Fassarella Cola Dos Santos
 
PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS PARA UM TRABALHO DIVERSIFICADO E INCLUSIVO COM FOCO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Natacha Sobrinho Eloy
 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Roseli Rosalino Dias Da Silva Angelino
 

GD14 – Resoluções de problemas

 
A MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS: UM ESTUDO DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DO 5º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Adelaide Da Silva Carvalho
 
COMPETIÇÕES MATEMÁTICAS BASEADAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Adriana Martínez Grimaldos
 
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CENÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E APRENDIZAGEM DISCENTE EM UMA ESCOLA COMUNITÁRIA RURAL
Cidimar Andreatta
 
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: ANÁLISE DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS
Érika Janine Maia
 
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Jossara Bazílio De Souza Bicalho
 

GD15 – Educação Financeira

 
A NOÇÃO DE POUPANÇA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dailiane De Fátima Souza Cabral
 
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COM O SUPORTE DA ESTRATÉGIA DIDÁTICA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Eduardo Ribeiro Kuntz
 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: BASES PARA UMA VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL
Elisangela Pires Da Silva
 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CRENÇAS E CONCEPÇÕES DOS ALUNOS QUE CURSAM MATEMÁTICA
Jerlan Manaia De Araújo
 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA A NOÇÃO POUPANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Luciana Maria Da Silva
 
ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA REFLEXÃO SOBRE CONSUMO CONSCIENTE A PARTIR DO ORÇAMENTO FINANCEIRO
Stephany Karoline De Souza Chiappetta
 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EDUCAÇÃO: INFLAÇÃO COMO TEMA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Tamara Lamas Müller
 

GD16 – Etnomatemática

 
ARQUITETURA GUARANI MBYA (TAMBEOPÉ) EM AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO
Ana Paula Azevedo Moura
 
O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE RAÍZES AFRICANAS: UMA PROPOSTA ETNOMATEMÁTICA PARA UM CURRÍCULO DESCOLONIZADO
Ana Paula Dos Santos
 
ETNOMODELAGEM: UMA ANÁLISE SOCIOCRÍTICA DO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA EM UMA COMUNIDADE PERIFÉRICA
Ana Paula Santos De Sousa Mesquita
 
AFROETNOMATEMÁTICA: PROPOSTA E EXECUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9° ANO
Cleiton Da Silva Resplande
 
AS TICAS DE MATEMA DOS TECELÕES DE JAGUARUANA–CE E O ÂMBITO ESCOLAR
Edney Araujo Lima
 
ETNOMODELAGEM E CAFÉ: PROPONDO UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A SALA DE AULA
Érika Dagnoni Ruggiero Dutra
 
APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE NUMERAMENTO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE MULHERES IDOSAS: UMA INVESTIGAÇÃO ENTNOGRÁTICA EM ANDAMENTO
Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi
 
JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS: NARRATIVAS PRODUZIDAS POR MULHERES DO “QUADRADO” SOBRE A HISTÓRIA DE OCUPAÇÃO DO LOCAL
Letiane Oliveira Da Fonseca
 
AS RELAÇÕES ENTRE PRÁTICAS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO INTERCULTURAL PARA EDUCADORES INDÍGENAS
Mariane Dias Araújo
 
OS MODOS COMUNICACIONAIS MAXAKALI NA ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ASPECTOS QUANTITATIVOS, RELACIONAIS E ESPACIAIS
Paula Cristina Pereira Silva
 
DESENVOLVENDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO INDISCIPLINAR ATRAVÉS DA AGROECOLOGIA EM CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO
Renata Aleixo De Oliveira
 
DIÁLOGO ENTRE O SABER MATEMÁTICO E A CULTURA LEITEIRA: CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Samuelita De Albuquerque Barbosa
 
ETNOMATEMÁTICA, JOGOS E GEOMETRIA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Simone Milagres Patrono Andrade
 
A ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA REALIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Whendelly Lorena Leite Alves
 

GD17 – Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática

 
A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CURRICULAR
Caio Augusto Xavier Fernandes
 
PESQUISA SOBRE TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MÚSICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Carlos Henrique Lange
 
A MATEMÁTICA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA INDÍGENA DA ALDEIA PEVAÉ PORÃ TEKOA ARÁ HOVY PY
Fernanda Muniz Dos Santos
 
FORMAÇÃO MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Jaíne Telles Quevedo
 
CURRÍCULO PRESCRITO DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA RECOMENDADO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS
Leticia Harumi Moraes Yamashita Kawahama
 
CONSIDERAÇÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Matheus Dos Santos Souza
 
DISCALCULIA E INCLUSÃO ESCOLAR: OS DISCURSOS QUE CONDICIONAM A NORMALIZAÇÃO DO SUJEITO
Nathiele Costa
 
O CURRÍCULO PRESCRITO E O CURRICULO EM AÇÃO: OS CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO
Renata Barbosa Ferreira
 
ÁLGEBRA NO CURRÍCULO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE SÃO PAULO
Tiago Cardoso Silveira